Steel Pulse inicialmente teve dificuldade em encontrar shows ao vivo, como os proprietários do clube estavam relutantes em dar-lhes uma plataforma para os seus "subversivos" política de Rastafarian. Felizmente, o movimento punk foi abrindo novos caminhos para a música toda a Grã-Bretanha, e também encontrar um parentesco espiritual com o reggae de protesto. Assim, o grupo acabou como um ato de abertura para o punk e bandas new wave, como o Clash, The Stranglers, Geração X, a Polícia, e XTC, e construiu um público amplo no processo. Em consonância com o espírito dos tempos, Steel Pulse desenvolveu um show teatral que seu comentário levedado social com humor satírico, muitos dos membros vestidos com trajes tradicionais que zombavam arquétipos britânicos (Riley era um vigário, McQueen um jogador vestindo aristocrata, Martin um lacaio treinador, etc.) A banda lançou dois singles - "Kibudu, Mansetta e Abuku" e "Love Nyah" - em pequenos selos independentes, quando então chegou ao conhecimento da Island Records após abertura e Burning Spear.
Primeiro single Steel Pulse pela Island foi o clássico "Ku Klux Klan", o que aconteceu para dar-se bem com a banda altamente visuais, traje-pesados concertos. Ele apareceu em seu álbum de estréia de 1978, Handsworth Revolution, que logo foi saudado como um clássico do reggae britânico por muitos fãs e críticos, graças a canções como a faixa-título, "Macka Splaff," Filho "Pródigo" e "Soldados". Riley partiu antes do follow-up de 1979 do tributo aos mártires, que contou com solteiros outra chave no início de "Sound System" e "Babylon faz as regras", e solidificou a reputação da banda para a ferocidade política intransigente. Essa reputação saiu pela janela em 1980 pegou Você, um conjunto mais pop orientada dedicados a dança faixas e rock amantes. Por esse ponto, Steel Pulse estava interessada em tentar entrar no mercado americano, e saiu em turnê objeções Ilha. Apanhado Você foi emitido nos Estados como Febre Reggae, mas não conseguiu quebrar o grupo, e eles logo se separaram com Island.
Steel Pulse mudou-se para Elektra / Asylum, que lançou uma versão LP de seu conjunto principal atração no Festival Sunsplash 1981 Reggae. Sua estréia foi em 1982 estúdio de verdadeira democracia, um conjunto equilibrado que geralmente aclamado produção brilhante, acessível com um retorno à consciência social. Tornou-se seu LP de gráficos primeiro na América, fazendo tanto o pop e R & B listagens. O vigarista acompanhamento, Earth Crisis, foi lançado em 1984 e contou com produtor Jimmy "Senyah" subbing Haynes na guitarra e baixo para membros fundadores Gabbidon e McQueen, de quem deixou o grupo até o final das sessões de gravação. Eles foram substituídos pelo guitarrista Bryan Carlton e Alvin baixista Ewen para 1986 da Babilônia, a Bandit, outro esforço Haynes-produzido que classificou como o grupo mais polido, registro de synth-centrada até à data. Ele apresentava o poderoso "Não Versão do Rei James" e ganhou um Grammy de Melhor Álbum Reggae.
Em 1988, Steel Pulse lançou estado de emergência, o seu álbum mais explicitamente cruzamento orientada ainda. Eles também contribuiu com a faixa "não aguento mais" para a trilha sonora do clássico filme de Spike Lee Faça a Coisa Certa. Em 1991, eles lançaram mais um álbum fortemente comercial, as Vítimas indicado ao Grammy, que contou com o single "Taxi Driver". Fazer o backup de vista da canção, Steel Pulse entrou com uma ação coletiva contra o táxi da cidade de Nova York e Limousine Commission, cobrando que os motoristas discriminado negros e, particularmente, rastas. Membro fundador Fonso Martin deixou naquele ano, reduzindo Steel Pulse a um trio central de Hinds, Nisbett, e Brown. Sua banda de apoio ainda contou com Ewen e foi em outro lugar ancorado pelo guitarrista Clifford "Moonie" Pusey, o tecladista Sidney Mills, Kevin Batchelor trompetista, saxofonista Jerry Johnson e Clark Gayton Trombonist.
O álbum ao vivo 1992 Rastafari Centennial marcou o início de um retorno às raízes musicais do grupo, e ganhou outra indicação ao Grammy. No ano seguinte, eles se apresentaram em celebração inaugural de Bill Clinton, a primeira banda de reggae a aparecer em um evento como esse. 1994 álbum de estúdio Vex concluída Steel Pulse de re abraço de reggae roots clássico, embora também acenou para dancehall contemporâneo, com vários hóspedes torradeiras e uma produção digital sabor. 1997 de ira e fúria continuou na mesma linha, e foi nomeado para um Grammy. Em 1999, o grupo lançou outra coleção de performances ao vivo, Living Legacy.
Avanço rápido de sete longos anos desde a sua anterior álbum Rage, e Fury, Steel Pulse voltaria mais uma vez, desta vez com Holocausto Africano, e mais uma vez tem suas fileiras diminuiu. Membros do núcleo David Hinds (vocais, guitarra ritmo) e Selwyn Brown (teclados, vocais) são os únicos que se mantêm desde line-up original da banda, mas mais do que organizar os seus próprios e estão unidos por uma lista de profunda músicos de apoio, uma lista muito longa a lista. Como sempre, a música é o que é mais importante, e que contam, esta formação Steel Pulse na verdade faz a marca. Concedido, que os teve sete anos para obter o álbum, mas ainda ganhou uma indicação ao Grammy Awards de Melhor Álbum Reggae do ano. Não há realmente muito mais a dizer sobre Holocausto Africano. Fãs de longa data vai saber o que esperar. Os novatos devem saber algumas coisas: acima de tudo, Steel Pulse são conhecidos para executar bem escritos, canções Afrocentric que são rebeldes sem ser negativo ou inflamatória, e embora a filiação banda mudou ao longo dos anos, o tipo de músicas não tem, nem o movimento contínuo de distância dancehall que era aparente no álbum anterior da banda. a mensagem e música permanecer fiel aos princípios da banda e visão.
Steel Pulse é uma das maiores bandas britânicas de reggae, em termos de sucesso criativo e comercial. Steel Pulse começou a jogar autênticas raízes do reggae, com toques de jazz e música latina, e ganhou um mundial audiência significativa. Sua estréia de 1978, Handsworth Revolution, ainda é considerado por muitos críticos como um marco e um ponto alto de reggae britânico. Ao final dos anos 80, Steel Pulse tinha ganhado um Grammy e estavam trabalhando de pleno direito território crossover. Eles posteriormente retornaram a um cabeça-dura, som rootsy e adicionou toques de dancehall e hip-hop ao longo do caminho.